segunda-feira, 26 de abril de 2010

PAULO SAMPAIO ,O ``SAMPAULO´´CARTUNISTA E CARICATURISTA DA TV PIRATINI

Paulo Sampaio


Sampaulo, pseudônimo de Paulo Sampaio (Uruguaiana, 1931 – 1999) foi um cartunista e caricaturista brasileiro. Era irmão do também cartunista Sampaio.

Começou a carreira em 1955, como chargista de O Clarim, jornal que então fazia a campanha de Leonel Brizola para a prefeitura de Porto Alegre. A uma charge sua foi atribuída a derrota de Euclides Triches para Leonel Brizola.

Trabalhou nos jornais A Hora, Diário de Notícias, Folha da Tarde, Folha Esportiva e Correio do Povo, de Porto Alegre. Foi o responsável pela charge editorial do jornal Zero Hora. Na emissora TV Piratini, canal 5 , dos Diários Associados em Porto Alegre, apresentou ao vivo o programa Sampaulo e seus bichões. Foi o criador do personagem "Sofrenildo".

Autor dos livros Humor do 1º ao 5º e Como eu ia dizendo…, também participou de várias antologias de humor no Brasil e exterior. Entre os prêmios acumulados ao longo dos anos destaca-se o do Salão Internacional do Cartum, realizado no Canadá, que conquistou por duas vezes consecutivas. Além disso, foi o único sul-americano a participar, em 1970, do I Congresso Mundial de Cartunistas, em Londres. FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: